3 erros comuns no posicionamento de marca

Quando buscamos sobre posicionamento de marca é muito comum encontrarmos conteúdos relacionados a criação de identidade visual no digital. 

Faça uma busca nas suas referências e nos conteúdos que publicam no Instagram, são poucos os que falam com embasamento e que abordam o assunto da perspectiva estratégica.

O resultado desse grande fluxo de informação superficial é induzir as pessoas a acharem que possuem um posicionamento de marca claro ao definir uma paleta de cores para suas marcas. 

Pensando nisso, trouxe os 3 erros estratégicos mais comuns que encontramos ao abordar o posicionamento de marca.

1. Falta de clareza na comunicação

Mensagem central, narrativas, personalidade, tom de voz, cultura e identidade visual, esses são só alguns dos elementos que impactam na comunicação da sua marca. Se esses pontos não estão claros, a comunicação deve estar causando ruídos. 

Como resultado a marca transmite uma percepção que não é coerente com seus objetivos de longo prazo, atrai os clientes que não enxergam o valor do que é oferecido e questionam a sua entrega.

Um posicionamento claro aliado a uma estratégia de marca e marketing bem desenhadas são a base de uma comunicação sólida e coerente que vai transmitir os sinais corretos para o mundo exterior.

Avalie se a sua marca está comunicando os sinais corretos de forma clara.

2. Não mostrar o diferencial da sua marca

Se a sua marca não mostra o seu diferencial, ela não está se posicionando no mercado. Isso porque uma vez definido qual será o posicionamento, ele só acontece quando colocado em prática.

Comunicar o ponto de diferenciação é o principal elemento que faz a sua marca se destacar na multidão de opções. Fazer isso é comunicar a sua proposta única de valor. 

Por exemplo, por que comprar Nescafé ao invés de comprar café Pilão? Afinal, os dois são cafés, certo? Mas cada marca tem um posicionamento diferente e transmitem sinais que causam uma percepção específica, atraindo clientes diferentes. 

A sua marca tem comunicado o seu diferencial?

3. Entrar no ciclo da comparação

Esse ponto é muito comum em marcas pessoais ou pequenas empreendedoras que começam a ter presença no Instagram. Ficam olhando o perfil da concorrência e tentam replicar ou até mesmo copiar o mesmo post.

Fazer isso deixa o seu negócio cada vez mais distante de se posicionar como uma marca de alto valor, que atrai as clientes certas e tem uma reputação fortalecida. 

Estudar o mercado é muito importante, mas é preciso ter clareza sobre o principal motivo de observar a concorrência, e entender até onde a sua marca pode se inspirar para criar algo próprio e autoral.

O mundo já está cheio de réplicas. O ser diferente que trás o frescor da novidade que o seu cliente busca e merece! 

Além disso, você está vendo uma única esfera do negócio ao olhar um post, você desconhece o bastidor e os desafios específicos dos seus concorrentes.

Concentre-se em expressar o diferencial único da sua marca e veja o seu negócio prosperar.

Compartilhe esse post

Você também vai gostar...

Thami Carelli

Especialista em Branding. Direciono marcas pessoais e corporativas a terem consistência e resultados duradouros através do digital.

Manual Clareza

Pin Insider

Conecte