5 passos para criar seu posicionamento de marca 

O posicionamento é o que faz a sua marca se diferenciar dentro do seu mercado. É uma decisão estratégica da sua marca que uma vez definida e colocada em ação, faz com que a sua marca conquiste um lugar especial na mente da sua audiência.

Posicionamento de marca é diferente de se posicionar ou expressar a sua opinião sobre algum assunto. 

O posicionamento é uma decisão estratégica que vai guiar os movimentos da sua marca e fazer com que ela se fortaleça, seja lembrada pelos seus potenciais clientes e referência dentro do seu nicho de mercado.

Tudo isso vai muito além de definir as cores da sua marca ou fazer um projeto de identidade visual, que também são etapas importantes, mas devem acontecer posteriormente e precisam utilizar o posicionamento de marca como base para criação.

Para ter um posicionamento de marca magnético, siga esses 5 passos.

  1. Pesquise o seu mercado
  2. Entenda a história de criação da sua marca
  3. Renuncie ao que não faz sentido
  4. Faça transferência de domínio
  5. Crie um movimento

1. Pesquise o seu mercado

Não importa se hoje você se comunica com os seus clientes apenas pelo Instagram. Faça uma pesquisa de mercado do seu nicho e observe os seguintes pontos:

  • Como essa marca se comunica?
  • Qual é a oferta de infoprodutos ou serviços? Como essa marca ganha dinheiro?
  • Qual o ticket médio das ofertas?
  • Quando foi a última vez que essa marca publicou algo novo nas redes sociais?
  • Quais são as cores utilizadas?

Seja estratégica ao fazer esse mapeamento, não fique se comparando com a entrega das outras marcas. Esse é o momento de você ter uma visão geral sobre quais soluções os seus potenciais clientes tem acesso no seu mercado de atuação.

2. Entenda a história de criação da sua marca

Contar histórias é a ferramenta mais poderosa para você se conectar com a sua audiência e vender mais. 

O termo história de criação é uma das sete etapas do Primal Branding, desenvolvido por Patrick Halon, e é uma das fases mais importantes. Nós adquirimos a maioria dos produtos e serviços por identificação, a compra é emocional.

Ao entrar no perfil do Instagram da sua marca hoje, é possível ter acesso a história de como ela foi criada?

Nessa etapa é o momento de olhar para dentro da sua marca e pensar sobre: 

  • Como foi o início?
  • Quais foram os desafios do caminho?
  • Quais foram as conquistas?
  • Onde a sua marca deseja chegar?

Faça esse mapeamento para encontrar pontos de identificação com a sua audiência.

3. Renuncie ao que não faz sentido para sua marca

Um dos maiores erros de quem se posiciona no digital é a comparação com outras marcas do mesmo nicho, que resultam em mudanças constantes em detalhes visuais ou a repetição de discursos para querer “seguir tendência” ao invés de criar o seu próprio movimento, assumir a própria essência e diferencial da própria marca.

Uma vez que você faz a pesquisa de mercado, entende qual o diferencial da sua marca e qual é a história que ela compartilha com o mundo, é necessário silenciar todo o resto e renunciar ao que não faz sentido.

Entender e comunicar essa mensagem traz consistência, faz a sua marca se fortalecer e ser lembrada pela sua audiência. Essa repetição da mensagem também contribui para que a sua marca chegue mais longe e diminua o custo de aquisição de novos clientes.

Faça as suas pesquisas para ter clareza sobre o seu mercado e a sua marca, e confie no posicionamento escolhido.

4. Faça transferência de domínio

As tendências não são vilãs, mas é preciso saber aproveitá-las de forma estratégica. 

É importante explorar outros nichos, expandir as suas referências de conteúdo para fazer a transferência de domínio, que significa olhar um formato ou abordagem utilizado em um nicho diferente e adaptar para o seu. 

Fazer a transferência de domínio é exercer a criatividade, que nada mais é do que fazer combinações de referências que criam algo novo e nunca foram vistas em conjunto antes.

5. Crie um movimento de marca

Por fim, se movimente para compartilhar com o mundo a essência da sua marca e efetivar o posicionamento que foi definido no imaginário da sua comunidade.

Lembre-se que ações isoladas não causam muito efeito. Por isso, que não basta definir uma cor para a sua marca, é o conjunto da obra que faz o magnetismo acontecer.

Para isso, crie um plano de conteúdo, conte a história de criação e faça com que a sua audiência se sinta parte do processo de crescimento da sua marca. 

Esse movimento consistente vai fazer a sua marca chegar muito mais longe e se fortalecer ao longo do tempo.

Compartilhe esse post

Você também vai gostar...

Thami Carelli

Especialista em Branding. Direciono marcas pessoais e corporativas a terem consistência e resultados duradouros através do digital.

Manual Clareza

Pin Insider

Conecte