O posicionamento representa uma decisão estratégica que ajuda a reforçar a mensagem que sua marca irá transmitir, sendo definida com base nos valores da sua marca, história e objetivos de negócio a longo prazo. As vezes mudanças são necessárias, entenda quais são os sinais que indicam que é hora de você reposicionar a sua marca pessoal.
A sua marca tem um posicionamento definido quando expressa um diferencial claro dentro do seu mercado, ou seja, ela ocupa um espaço na mente do seu cliente como referência no seu nicho de atuação.
Por exemplo, a Nike é uma marca esportiva que tem como pano de fundo narrativo o conceito de que qualquer pessoa que tem um corpo é um atleta. A marca levanta a bandeira de que qualquer pessoa é capaz de praticar esportes e explorar o seu potencial, e a narrativa desse conceito se resume muito bem na frase just do it.
Se a sua marca está causando ruídos de comunicação ou deixando de mostrar a mensagem correta, talvez seja o momento de passar por um reposicionamento de marca e ajustar os sinais que ela transmite para a sua audiência.
Trouxe aqui os 4 sinais que mostram que é hora de revisitar o seu posicionamento de marca.
Você não se identifica mais com a mensagem da sua marca
Seu negócio começou há algum tempo e a sua mentalidade como líder era outra, ou talvez você tenha se movimentado para fazer o negócio acontecer, sem se atentar à mensagem central da sua comunicação de marca.
Sem um posicionamento de marca claro, fica difícil construir uma narrativa coerente e manter a consistência na comunicação de todos os pontos de contato, o que acaba impactando na reputação e na lembrança da sua marca.
Qual a mensagem central que você deseja transmitir com a sua marca?
Essa mensagem tem o papel de expressar o seu diferencial e reforçá-lo em toda a linha narrativa e comunicação da sua marca.
Se isso não está claro, ou não está alinhado com o novo momento da sua marca, está na hora de passar por uma mudança de posicionamento.
O visual não representam o novo momento da sua marca
Isso é bastante comum quando vamos nos comunicar com um novo público ou quando amadurecemos como líderes dos nossos negócios.
É fato que o visual importa e é um fator importante no processo atração, encantamento e venda para os seus clientes. O visual tem o poder de deixar o seu conhecimento mais palpável e o seu produto mais atraente para o público que sua marca busca atender.
Quando pensamos em comunicação digital, a escolha dos elementos visuais precisa facilitar o nosso processo de criação, além de comunicar com o público correto.
Se o processo criativo está complexo, ou não conecta com o público que você deseja atingir, é hora de verificar se a mensagem ainda é a mesma ou se precisa de refinamentos, antes de qualquer ajuste na identidade visual.
Lembre-se que o design também é uma decisão estratégica que se baseia no posicionamento para ser construída. Então, primeiro refinamos a mensagem para depois decidirmos como vamos expressar essa marca visualmente.
Você não se identifica mais com a sua imagem pessoal para comunicar a mensagem da sua marca
A sua imagem pessoal também comunica o posicionamento da sua marca e precisa estar alinhada com a mensagem que sua marca transmite.
É importante destacar que a imagem pessoal isolada não comunica e nem fortalece o seu posicionamento de marca e você não precisa usar o mesmo estilo de roupas que todo mundo do seu nicho, isso só vai te distanciar da diferenciação que é importante para destacar a sua marca no mar de réplicas do digital.
Sua imagem precisa se adequar a sua mensagem para que ela seja ouvida com mais intencionalidade e atraia as pessoas certas para os seus canais digitais.
Nesse aspecto, você pode investir em uma consultoria de imagem ou começar pesquisando sobre os 7 estilos universais, catalogando as roupas que você tem e montando um board no Pinterest com roupas que você gosta e usaria. Isso faz parte de um processo de autoconhecimento e não acontece de um dia para o outro.
Outro investimento importante que você pode fazer para elevar a sua imagem pessoal é uma sessão de fotos profissionais para usar nos seus canais digitais. Para isso procure um bom profissional e pense no que você vai vestir, em quais cenários você vai fotografar e quais elementos você pode usar como apoio nas imagens como seu computador, um livro, uma revista, seu tablet, entre outros.
Você é uma marca pessoal e está em transição de carreira e nicho de atuação
Se você está em transição, com certeza o seu posicionamento de marca atual não faz mais sentido. Afinal, você quer comunicar algo novo e atrair um novo público.
Se você era maquiadora e está em transição para ser uma consultora de moda, por mais que sejam duas profissões que estão no mesmo mercado, as necessidades e soluções oferecidas são bem diferentes.
Nesse caso, movimente-se para transformar o seu posicionamento de marca o quanto antes. Para isso você vai precisar comunicar essa mudança para sua audiência atual e começar a criar conteúdo que conecte com quem você deseja atrair, e dependendo da transição, talvez seja necessário começar com um novo perfil do zero.
Seu negócio não está vendendo
Isso nem sempre é um problema de posicionamento, afinal o posicionamento pode até mudar, mas não a cada 2 meses.
Se seu negócio não está realizando vendas, além de checar os pontos anteriores, é necessário avaliar como estão suas estratégias de marketing e processo de vendas.
Será que você está conduzindo a negociação com seus potenciais clientes da forma correta? Se você não tem atraído pedidos de proposta de serviços, existe um plano de marketing sendo aplicado na sua marca da forma correta?
Comunicar o posicionamento correto da sua marca é o que vai fazer o seu negócio ser lembrado e crescer faturando alto. As marcas que constroem valor real para seus clientes, nunca vão competir por preço.
Por isso, você precisa se atentar ao posicionamento da sua marca, comunicar a mensagem certa e reforçar o seu diferencial único para atrair os clientes certos e vender muito mais.