Com a quantidade excessiva de conteúdos gratuitos sobre branding e marketing nas redes sociais, muitas pessoas ficam confusas sobre as diferenças e qual dessas áreas deve ser o foco para o crescimento de negócios.
Na realidade todas essas áreas são importantes para fazer um negócio crescer e elas caminham em conjunto. Afinal, ações isoladas não geram resultados de impacto e vender sem ter clareza sobre o posicionamento da sua marca é bastante prejudicial para a sustentabilidade do seu negócio a longo prazo.
Mas antes de entender o uso conjunto dessas áreas para fazer a sua marca crescer é importante entender qual o papel de cada uma delas para potencializar o seu negócio.
Entendendo o que é Branding
A primeira associação que fazem ao pensar em branding é a definição de elementos visuais como cores, logotipo e tipografias, que representam o conjunto de símbolos que compõe um projeto de identidade visual.
Tudo isso é importante e são escolhas estratégicas, mas o branding engloba muitas etapas anteriores que vão investigar muito mais profundamente os elementos de uma marca para além do visual.
Antes das escolhas visuais, é preciso se atentar a mensagem da marca, personalidade, valores, posicionamento de mercado, entre outros.
Toda a estratégia é construída para causar uma percepção sobre a marca do seu negócio, ou a sua marca pessoal, com o foco nos seus objetivos a longo prazo. Não se constrói uma marca de um dia para o outro, e o branding vai ajudar a sua marca a despertar a percepção desejada de forma consistente em todos os pontos de contato, seja no off-line ou no ambiente digital.
Entendendo o que é Marketing
O marketing transformou a forma como fazemos negócios, especialmente no ambiente digital e essa área vai muito além da comunicação e da publicidade. Muito se fala sobre o propósito, mas pouco se fala sobre os fundamentos estratégicos do marketing que tem como função base resolver problemas e atender desejos e necessidades do dia a dia, fazer com que a sua oferta seja conhecida e chegue até o seu cliente ideal.
O marketing tem o papel de definir as táticas que vão colocar a sua marca em movimento e posicioná-la da forma correta na mente do seu público-alvo, ou seja, fazer com o que o seu cliente chegue até o seu serviço ou produto. E é o branding que vai fazer com que seu potencial cliente sinta e entenda que a sua solução é a ideal e perfeita para ele.
Tudo isso é desenhado muito antes de pensar em qual conteúdo criar para as redes sociais, e tem impacto direto no crescimento de um negócio. Lembra dos tradicionais 4Ps do marketing?
Produto, Preço, Praça e Promoção: O que sua marca vai vender? A que preço? Onde será ofertado? Como será feita a divulgação? Para definir tudo isso, é necessário ter uma estratégia de marca bem estabelecida para ter base na tomada de decisões de marketing.
A diferença entre Branding e Marketing
O branding trabalha as estratégias que criam a percepção que as pessoas vão ter da sua marca e o que vão dizer sobre ela, enquanto o marketing vai traçar as estratégias táticas necessárias para fazer a sua solução chegar até a sua audiência com base nas estratégias de marca.
O branding reúne um conjunto de valores e posicionamento de marca que representa a essência, e não muda ao longo do tempo. Já as estratégias de marketing dão o caminho do que precisa ser feito para atingir os objetivos de marca e negócio. Esse “como” pode mudar ao longo do tempo, já o “porquê” que mora no branding, define o pilar da motivação central da sua marca e não deveria mudar de uma hora para a outra.
Por exemplo, se você começa a produzir conteúdo para a sua marca nas redes sociais com base no que você vê no perfil dos seus concorrentes diretos, sem qualquer tipo de estratégia de marca, e investe em tráfego pago para alcançar mais pessoas o seu resultado não vai ser positivo.
É muito provável que você atraia seguidores não engajados, que não enxergam o diferencial da sua marca e, consequentemente, você não vende. Isso acontece porque não basta postar, é preciso ter a base de um projeto de branding que vai guiar os movimentos de marketing.
Um caminha ao lado do outro. O branding vai ser o guia do planejamento de marketing que faz a estratégia de marca ganhar vida e movimento.
Conclusão
O branding e o marketing são duas áreas diferentes e complementares para a criação de um negócio duradouro. Divulgar um negócio sem uma estratégia de marca é começar de forma amadora, ao mesmo tempo que você não consegue estabelecer a reputação da sua marca sem o marketing.
O branding é estratégico e o marketing é tático. Quando o marketing é bem feito, a pessoa certa recebe a mensagem correta e tem a percepção adequada sobre a sua marca, e para entender qual a mensagem correta a ser transmitida pela execução das estratégias de marketing, é preciso entender mais a fundo sobre a essência da sua marca, o que só o branding é capaz de fazer.
Toda campanha de marketing de sucesso tem uma base estratégica de marca, com clareza sobre a mensagem e os símbolos que devem ser transmitidos.