Você já deve ter ouvido que o seu diferencial está na sua história e nas suas experiências, e isso é verdade, porém entender como comunicar esse diferencial na expressão da sua marca é um dos principais desafios que vejo em meus clientes e seguidores.
Encontrar o seu diferencial como marca pessoal requer passar por um processo de autoconhecimento e reconhecimento. Ao começar a compartilhar o seu diferencial único, existe um tempo de maturação para que a sua marca seja associada a determinados atributos.
A dedicação e o comprometimento com a sua mensagem vão fazer a sua marca chegar no nível em que a comparação com outra pessoa do mesmo nicho não vai existir, muito menos o questionamento pelo preço dos seus serviços.
O tema diferenciação de marca já foi abordado anteriormente nesse artigo aqui, mas a intenção aqui é trazer novos elementos ao que faz uma marca ter posicionamento diferenciado, mas antes de trazer essa nova perspectiva, vou te contar alguns pensamentos errados que você talvez tenha com relação a diferenciação.
O que não é diferenciação de marca
- Bom atendimento: Um atendimento de qualidade é o mais básico que qualquer marca deveria ter, e o que é primordial não é diferencial.
- Ser muito bom no que faz: Essa é uma resposta evasiva, parte do pressuposto do que você pensa sobre si, mas isso é completamente relativo. Ter autoestima e acreditar na sua entrega é muito importante para vender, mas isso não é um diferencial.
- O preço que você cobra pelos seus serviços: Preço posiciona, isso é um fato, além de ser uma decisão comercial, também é uma decisão de marca. Você não vai conseguir manter o seu negócio vivo por muito tempo oferecendo descontos por medo de perder clientes, logo isso também não é um diferencial forte o bastante.
Se diferenciar importa
Uma marca genérica, percebida como mais do mesmo, corre o risco de ser esquecida no meio de tantas opções, por isso é importante ter clareza e comunicar esse diferencial.
Com um trabalho de branding bem feito e aplicado com consistência, você será capaz de cobrar o quanto quiser pelos seus serviços, sem ficar refém da precificação de acordo com o seu mercado, mas cobrando o que você realmente acredita que seja justo e que mantenha a sustentabilidade do seu negócio.
Para conseguir isso, você precisa entender profundamente o caminho para ser percebida como uma marca diferente e fazer com que seus clientes se fidelizem cada vez mais com você, independente do preço ou do que os outros “concorrentes” estão fazendo.
Como ter uma marca diferente
Desenvolva uma nova habilidade
Quantos cursos você já fez sobre a sua área? Dependendo de quanto tempo você tem de mercado, imagino que sejam muitos. Pois bem, os seus “concorrentes” estão na mesma página que você.
Qualquer pessoa pode ter conhecimento técnico sobre um assunto, mas se você tem uma habilidade diferente dentro do seu mercado, vai conseguir fazer novas combinações de ideias e consequentemente se diferenciar dentro do seu mercado.
Uma pessoa extremamente criativa que entende de negócios, é capaz de faturar muito mais e administrar muito melhor a própria empresa, do que o criativo que só faz curso de artes ou design, por exemplo.
O mesmo vale para uma pessoa que tem muito conhecimento técnico e um perfil mais analítico, e busca entender como funcionam os diferentes processos criativos.
Com a harmonização entre a teoria, a prática e a arte, você será capaz de descobrir um ponto forte de diferenciação da sua marca, simplesmente trazendo uma visão complementar de outra disciplina em meio a diversos especialistas.
Das combinações inesperadas nascem ideias verdadeiramente inovadoras e marcas pessoais diferentes.
Respeite a sua visão
Se você não tem clareza do que quer atingir como marca e começa a terceirizar serviços, você será sempre refém do que os outros dizem que você precisa fazer, mas na realidade não existem regras, quem define a sua visão é você.
As vezes isso pode te deixar estagnada por não saber qual caminho seguir, nesse caso, receber um direcionamento personalizado vai te ajudar a enxergar os pontos cegos e revelar o diferencial da sua marca.
Tendo isso claro, silencie os ruídos e as críticas internas, respeite a sua visão e seja consistente com a sua autoralidade.
Se manifeste
Identificou qual o seu diferencial? Compartilhe e mostre isso a todo momento nos pontos de contato da sua marca.
Não tenha medo de se manifestar sobre assuntos relevantes que te interessam, especialmente se for alguma tendencia dentro do seu mercado.
Toda área tem pautas macro que podem dividir opiniões, faça esse mapeamento, pesquise referências caso você ainda não tenha uma opinião formada e se manifeste repetidas vezes.
Verbalizar o que você acredita e repetir é o que vai fazer a sua marca ser lembrada como referência pelo que te faz diferente.
Você não precisa ser a melhor para todo mundo
Ser diferente é mais importante que ser a melhor, até porque ser o melhor é extremamente relativo e pode ser uma escolha arriscada de posicionamento.
Ao entregar o seu melhor, você consegue se diferenciar como marca de forma honesta e de acordo com o seu momento de negócio.
A diferenciação é um processo artesanal que começa dentro de você, com a sua história, valores, experiências vividas e referências, as vezes você só precisa de uma ajuda para revelar esse diferencial e entender como aplicar na comunicação da sua marca.