Ser introvertida e ter um negócio online na era dos vídeos e compartilhamento pode parecer uma missão impossível, afinal eu entendo que você não quer expor a sua vida.
Há algum tempo eu jamais imaginaria que eu teria uma marca própria ou me desafiado a fazer lives, sempre fui tímida e reservada, mas isso é bem diferente de ser antissocial. O movimento me trouxe e ainda me traz vários desafios que eu decido encarar pelo bem do meu próprio negócio e dos meus objetivos de longo prazo.
Você sabe que não se constrói uma marca e a sua reputação de um dia para o outro, e dia desses eu comentei no meu Instagram, que não dependo exclusivamente do meu perfil para fazer dinheiro. É claro que ter um posicionamento em redes sociais é importante, mas depender de apenas uma rede pode ser um tiro no pé na gestão de longo prazo da sua marca.
Afinal, nunca se sabe o que vai acontecer com as redes sociais amanhã e cabe a nós, introvertidas ou não, fazermos a nossa parte e dar o nosso melhor para projetar nossas marcas no mundo, mesmo quando nos sentimos um pouco desconfortáveis.
Nos últimos 2 anos observei os movimentos e acesso aos bastidores de muitas marcas, e trago aqui alguns caminhos para que você consiga ter sucesso com a sua, mesmo sem gostar de se expor tanto.
Separe a sua marca de você
É isso mesmo que você leu, e isso vale também se você tiver uma marca pessoal. Você não precisa mostrar a sua vida inteira e nem criar “narrativas” com qualquer coisa que você for viver e fazer.
Você mostra o que é intencional e relevante para o seu negócio, e claro que humanizar é importante, mas isso é bem diferente de fazer um reality show da sua vida.
As redes sociais pedem que sejamos sociáveis, mas existem diversas formas de fazer isso: a forma como você fala e escreve, o seu olhar fotográfico do que está ao seu redor, os assuntos que você escolhe falar… tudo isso humaniza a sua marca.
Então, você não precisa criar uma narrativa nos stories toda vez que você for em um restaurante legal, compartilhar uma foto basta, se você quiser.
Outra forma de pensar nesse ponto é se enxergar como um alterego e assumir o papel de empresária ao expor a sua imagem e as suas ideias. Todo mundo sabe (ou deveria saber) que não mostramos 100% das nossas vidas nas redes sociais, nem mesmo as maiores influenciadoras da plataforma, por isso pare de se cobrar tanto e assuma a sua faceta de empresária para fazer o que precisa ser feito, mas…
Aprenda a reconhecer seus limites
As vezes só um pouco de exposição social faz nós nos sentirmos drenadas e sem energia, eu entendo por que já passei muito por isso e o fato é que precisamos reconhecer nossas limitações, mas não usar isso como uma forma de autosabotagem e acredite: é uma linha muito tênue.
Por isso temos que cuidar da nossa mente, nos organizar para a exposição e estar sempre nos preparando para quando aparecem boas oportunidades inesperadas, elas podem ser uma chance de ouro de projetar nossa marca em pouco tempo de exposição, mas precisamos treinar constantemente para estarmos prontas para esse momento.
Eu fui convidada um dia antes para fazer uma análise de marca ao vivo com outras pessoas que eu não conhecia, aceitei porque sabia que era uma boa oportunidade de projeção de marca para provar para mim mesma de que eu sou capaz e sou excelente no que eu faço. Chegar ao evento com essa mentalidade fez com que tudo fluísse e foi um sucesso.
O segredo é estar sempre se preparando e ter muito claro quais são seus objetivos e possíveis caminhos, para aprender a dizer não nos momentos certos.
Encontre novos formatos de compartilhamento
Estar no digital não é mais uma opção para marcas que desejam prosperar, mas você definitivamente não precisa estar em todas as plataformas ou fazendo tudo que dizem que você precisa fazer.
Uma coisa é fato, a consistência vai te levar mais longe, mais rápido. Porém, fuja do FOMO (fear of missing out) escolhendo o melhor formato para você como líder da sua marca e seja o mais autêntica possível, o que acontece naturalmente para os introvertidos, já que nos preocupamos em criar conexões com mais profundidade, mantemos próximo quem realmente se identifica e quer estar conosco no longo prazo.
Se você gosta de escrever, use isso ao seu favor para ser consistente, não importa a plataforma. Você vai atrair as pessoas que gostam de ler e querem receber a sua mensagem, e isso vai te incentivar a seguir em frente, tornando o processo cada vez menos desconfortável.
Não se prenda apenas ao Instagram, pense na possibilidade de ter um blog, use o Pinterest, comece uma newsletter. Comece a construir sua audiência em outros canais.
Lembre-se que a direção é mais importante que a velocidade, você não precisa de milhões de seguidores amanhã para ter um negócio próspero. Siga o caminho que faz sentido para você, devagar e sempre.
Reconheça suas habilidades
Apesar dos desafios pessoais que passamos como introvertidos, temos muitas qualidades e habilidades.
Nós somos ótimos observadores: gostamos de olhar e entender a fundo tudo que fazemos, valorizamos o pensamento com profundidade. Como estrategista de marcas essa habilidade é valiosa, foram anos de treino e estudo para conseguir ter um olhar apurado as necessidades e trazer soluções práticas para meus clientes.
Somos analíticos e criativos: Nosso olhar detalhista deixa a nossa criatividade apurada para qualquer problema que apareça na nossa frente, mesmo aqueles que ninguém enxerga em um primeiro momento.
Somos ótimos ouvintes: Isso nos traz cada vez mais dados sobre os desafios dos nossos potenciais clientes, e nos deixa ainda mais sensíveis a encontrar as soluções adequadas para os desafios do mundo.
Valorizamos conexões com profundidade: Isso é valioso em um mundo que busca cada vez mais soluções rápidas. Nós reconhecemos que nossas soluções não são feitas com fórmulas prontas, elas dependem de muita análise de detalhes que só quem enxerga com profundidade consegue resolver.
Tendo tudo isso muito claro, é importante entrar em movimento para criar as suas oportunidades e expandir a sua zona de crescimento. Para isso, você precisa interagir com as pessoas e se expor de vez em quando.
Faça um mapeamento de lugares que você pode ou gostaria de frequentar e exercite pequenos momentos de networking, com o tempo você vai se aprimorando e a sua marca vai se projetar cada vez mais. Acredite que você tem total capacidade de ter um negócio próspero e superar os seus desafios um passo de cada vez.