Quando falamos em posicionamento de marca é preciso entender que consiste em um processo de longo prazo.
Você pode definir o posicionamento da sua marca em alguns dias, mas estabelecer essa escolha publicamente, construir uma reputação de marca sólida e transmitir a percepção correta para o público é um caminho que leva tempo.
Para construir um posicionamento de marca diferenciado, o primeiro passo é se desvincular dos atalhos e dos hacks de Instagram. Não existe atalho na construção de uma marca sólida.
O segundo passo está em manter a mente aberta e o olhar atento, sempre preparada para aprender e colocar as novas informações em prática.
Esses são os 3 passos para definir um posicionamento de marca que reforçam o diferencial do seu negócio.
História e Cultura de Marca
Uma história bem contada com consistência tem o poder de transformar a realidade de um negócio.
A história de criação da sua marca é o maior diferencial que você pode expressar para se destacar na multidão. Nenhuma experiência é totalmente igual, cada percepção é única e com a história da sua marca não será diferente.
Contudo, ela precisa ser genuína e reforçar os valores da sua marca, o que nos leva ao outro ponto: a cultura de marca.
A cultura de marca mora nos detalhes e está envolvida em absolutamente tudo que você faz no seu negócio, é o que vai guiar os princípios da sua empresa e vale tanto para o que você comunica externamente, quanto internamente.
O que é coerente e o que não é precisa estar claro para que todos os tomadores de decisão do seu negócio estejam alinhados e reforcem a reputação da sua marca também durante as ações diárias.
Tudo isso vai muito além de colocar a missão, visão e valores no site da sua empresa. Pergunte-se:
- O que a sua empresa faz? Qual a transformação que o seu negócio causa na vida das pessoas?
- Qual é o verdadeiro porquê do seu trabalho?
- Onde você deseja chegar?
- Como você enxerga a sua marca?
Essa última pergunta nos leva ao tópico seguinte.
Pesquisa
Entender o mercado é importante quando estamos iniciando um negócio, mas essa etapa acaba se perdendo no meio do caminho, ao longo dos processos necessários para fazer o negócio acontecer.
Porém, não há caminho melhor de se atualizar sobre o que está sendo feito no seu mercado e principalmente, como sua marca está sendo vista pelos seus clientes e audiência.
Faça uma pesquisa com a sua audiência para entender:
- Como sua marca está sendo percebida?
- Por que esse público acompanha a sua marca nas redes?
- Qual a faixa etária e profissão?
- Se são empreendedores, qual o faturamento médio desse público?
- Quais são os seus maiores desafios e desejos?
Realize também uma pesquisa separada com os seus clientes:
- Como eles chegaram até a sua marca?
- Por que escolheram a sua solução?
- O que eles mais gostaram na sua entrega?
- Do que sentiram falta?
Faça um mapeamento das respostas e identifique palavras em comum, isso demonstra o como a sua marca é percebida e pode revelar o maior diferencial da sua marca.
Ampliar repertório
Se você trabalha a sua marca pessoal, esse é o ponto mais importante para desenvolver um posicionamento de marca único e que reforça o seu diferencial.
Ampliar o seu repertório e viver experiências que reforcem a mensagem da sua marca é o melhor investimento que você pode fazer pelo seu negócio. E o motivo é muito simples: viver experiências novas te faz sair da sua própria bolha de informações, que muitas vezes são repetitivas, e te estimula a compartilhar a sua visão de mundo com a sua audiência, gerando identificação e atraindo cada vez mais fãs que comprar e defendem a sua marca.
Avalie cada um desses pontos para expressar o posicionamento da sua marca, construir a sua reputação e fazer o a sua marca crescer.
Tenha o olhar atento e lembre-se que construir uma marca forte leva tempo, nada acontece do dia para a noite, mas tenha a certeza de que as ações corretas com consistência vão te trazer grandes resultados no longo prazo.